segunda-feira, 3 de novembro de 2008

- Faixa a Faixa


Claudia Leitte comenta faixas presentes no DVD “Ao Vivo em Copacabana” – e fala sobre seus convidados muito especiais

Exttravasa

“Essa música significa a transição do Babado Novo para a carreira solo, é também a apresentação do meu disco. É uma música simples, mas que fala de algo grandioso e que todo mundo deseja: ser feliz. E acho que ser feliz implica em se respeitar e respeitar as pessoas em volta. Gabriel O Pensador participa com um rap. Tenho uma admiração profunda por ele, seu texto é intenso, muito rico e popular”.

Rock Tribal

“Estava em casa e ouvi essa música, de uma banda da Bahia. Me amarrei, achei muito astral, combinava muito com nosso propósito de fazer Carnaval com as pessoas. Ela fala da riqueza cultural do nosso Carnaval”.

Fulano in Sala

“Ritmicamente, é rica pra caramba, e a gente apelidou-a de ‘Mãozinha’ em função do refrão. É uma música de união, de sincronismo da massa. Fico muito contente em ver as pessoas fazendo a coreografia, participando da música. Fora que é uma mistura de música latina, com influência americana e uma coisa bem baiana, que é a percussão, o timbau...”.

Quem É de Fé Balança

“O título já tem uma conotação que me atrai – por mais fé que a pessoa tenha, dá uma balançada às vezes. Mas não cai! Na Bahia, por causa do sincretismo, todo mundo tem fé. E quando o povão que segue o trio escuta o refrão, não tem como não balançar as mãos”.

Beijar na Boca

“É de uma banda do sul do país, chamada Cogumelo Plutão. Eu não esperava gravar essa música, entrou de última hora, mas me surpreendeu. Acho que a moçada da micareta vai gostar, porque é o que todo mundo quer – solteiro, casado, adolescente, coroa –, todo mundo quer beijar na boca.”

Dyer Maker – A Camisa e o Botão

“Resolvi colocar essas duas músicas juntas porque têm a mesma linha, são dois reggaes. As tonalidades são diferentes, mas preparamos uma passagem que as deixaram muito próximas. Dyer Maker, do Led Zeppelin, é uma referência muito forte para mim, porque cresci escutando essa banda. Eu cantava essa música em barzinhos, antes do Babado. E ‘A Camisa e o Botão’, além de ser um dos meus maiores sucessos, é uma música linda, que fala da união das pessoas”.

Cidade Elétrica

“Eu estava na maior dúvida do que cantar com Daniela Mercury. Sugeri ‘Copacabana’, de Barry Manilow. Mas ela me mandou essa música pela internet e fiquei amarradaça. Tivemos de aprender a letra na última hora, mas rolou e foi fantástico. Quando assisto em DVD a esse momento, tenho arrepios, porque é impressionante a cumplicidade que eu e Daniela temos cantando, nos olhamos e temos o registro da emoção. Ela tem uma importância muito grande na minha vida, como cantora e como conselheira”.

Doce Paixão

“É do mesmo compositor de Bola de Sabão, Ramon Cruz. Quando ouvi, tive a certeza de que iria gravar. É um marco da minha história com o Babado Novo e da minha história com meu marido. Quando recebi a música na voz de Ramon, viajava e ficava escutando, e Márcio também escutava em casa, e a gente se namorava por telefone ao som de ‘Doce Paixão’. Foi muito especial, gravando o DVD, ver quase um milhão de pessoas cantando aquela música que eu ouvia no meu quarto”.

No Carnaval de Salvador

“De alguma maneira, me lembra as coisas de Chico Buarque. É a história de um cara que tem um relacionamento e não tem coragem de se desligar. Aí chega o Carnaval e, mesmo ele querendo curtir, se lembra da pessoa por quem tem amor e carinho, mas não está rolando mais ficar junto – e ele quer dançar, dançar, dançar. Mesmo senso uma música de Carnaval, tem muito sentimento nela, porque não quero o vazio. Tem mais aqui dentro”.

Janeiro a Janeiro – Amor a Prova – Eu Fico

“Esse pout-porri é maravilhoso. Foi a hora do show em que fiquei menos nervosa, demorou para relaxar. ‘Eu Fico’ é uma música que fiz há seis anos com Sergio Rocha e Luciano Pinto. Muita gente vem me dizer que é sua música preferida do Babado. Então, não poderia ficar de fora do DVD. É igual a Roberto Carlos com ‘Emoções’, que ele vai ter de cantar a vida inteira.”

Bola de Sabão

“Qualquer coisa que eu fale sobre ‘Bola de Sabão’ é redundante, porque todo mundo já sabe! É importante falar sobre a participação do Badauí. Nos conhecemos gravando um especial para a MTV e fizemos uma mistura muito louca de rock’n’roll com música baiana. No começo, ele não queria cantar o refrão, pois achava que essa coisa de bola de sabão era muito florzinha para ele, que é roqueiro. Mas ele fez de um jeito incrível, canta de uma forma totalmente diferente, e ela continua sendo uma música que toca pessoas de todas as idades – é um musicão! É outra que vou ter de cantar a vida inteira, para ninar meus filhos, meus netos, meus bisnetos.”

Pássaros

“Mikael Mutti me ligou da Espanha, cantou ‘Pássaros’ e fiquei aos prantos. Quando ele disse que ela era toda minha, chorei mais ainda. Ela fala da minha carreira solo, mesmo que trate do amor entre um homem e uma mulher para alguém, e trate do amor de pai para filho para outra pessoa. Eu me sinto um pássaro livre para fazer tudo o que fiz e o que faço. Mas também me faz ter a certeza de que, mesmo com toda a liberdade que um ser humano possa ter, ele tem de dar a mão às outras pessoas. É melhor voar a dois”.

Pensando em Você

“Eu me orgulho em ser a primeira intérprete a ter gravado uma música de Henrique Cerqueira. Ela é muito linda. Mas ouvi muitas pessoas dizendo que não era uma boa música, porque a letra era muito grande, que seria um fracasso. Embora ‘Bola de Sabão’ tenha sido um pipoco, ‘Pensando em Você’ a superou, ficou mais de dois meses em primeiro lugar. Nunca vou esquecer das pessoas cantando a letra inteira, o ‘livro’, em Copacabana”.

Horizontes

“Tito, um fã, aparecia em todos os shows que fazíamos no interior de São Paulo. Um dia ele entregou essa música de sua autoria a meu produtor, coloquei no iPod e as lágrimas caíam, tive certeza de que a cantaria. Também é uma maneira de homenagear todos os meus fãs. É uma forma de dizer, cantando uma música feita por um fã, que eles são parte da minha história.”

Lirirrixa

“Eu detestava ‘Lirirrixa’ – hoje adoro! É que sou muito autocrítica, fiz essa música no avião, de baderna, criando umas onomatopéias de instrumentos de percussão. A banda adorou, insistia que eu tinha de gravar, mas a letra não queria dizer nada! A insistência foi tanta que acabei gravando, e hoje gosto muito mais dela por causa de sua identificação com as crianças.”

Busy Man

“Que momento mágico! Carlinhos Brown. Uma entrada triunfal. Ele é uma constelação inteira. Os instrumentos são uma extensão do seu corpo, ele nasceu com a música no corpo inteiro. É uma coisa de louco aquele homem. Um gênio, um homem da paz. Essa canção foi gravada por ele no disco ‘Omelete Man’, e fizemos um arranjo completamente diferente do original.”

Eu Grito

“Ela começou em casa, de maneira despretensiosa, eu fazendo uns solfejos e a banda desenvolvendo a melodia.”

Fogo e Paixão

“Wando é porreta! Ele deu show, é um artista massa! Ele traz alegria quando chega, é supermusical e é um hit maker. ‘Fogo e Paixão’ é um clássico que sempre cantei nas micaretas, num estilo carnavalesco. Aí pensei: ‘Tenho de convidar esse cara pra cantar comigo’. Todo mundo se amarrou na idéia. Wando faz parte da minha história de vida e de cantora.”

Arriba (Xenhenhén)

“Essa música incitava o desejo de comer água até cair no chão, mas me meti na letra e inverti o sentido dela. Não dá para incentivar as pessoas a beber – a gente vê jovem saindo da festa carregado, então vamos ensinar a ter moderação dentro da micareta. É uma forma descontraída de falar de um assunto muito sério, de incentivar as pessoas a conter esse impulso louco de extravasar na bebida.”

Cai Fora – Foto na Estante – Banho de Chuva

“’Cai Fora’ foi minha segunda música nas rádios, ela é muito engraçada, fala da independência da mulher. Gosto de brincar com isso, é uma das minhas melhores personagens no palco. É um marco para mim. ‘Banho de Chuva’ gravei em homenagem ao meu empresário, pois ele adora. Também é uma música muito querida pelas crianças – e mexeu com criança, mexeu comigo!”.